diarioagora.com.br

Diário Agora Mudar jornal: Diário do Sudoeste
  • Guarapuava, 23 de Julho de 2014

Publicado em 10 de Outubro de 2012, às 15h38min

Celebração ecumênica abre Festa da Cevada 2012

Será a primeira Festa da Cevada, desde 2010, uma vez que a de 2011 foi contemplada durante os festejos dos 60 anos da imigração, em janeiro passado

Diário de Guarapuava Assessoria
A partir de sexta-feira, no salão de festas do setor industrial, tem início a primeira noite da Peixada, seguida de Baile Suábio (Foto: Divulgação)

Após um ano ausente, a Festa da Cevada, promovida pela Cooperativa Agrária, tem início nesta quarta-feira, 10. Uma celebração ecumênica abre os cinco dias de programação, que incluem ainda a Noite Cultural, na quinta, a Peixada e Baile Suábio, na sexta e no sábado, bem como o almoço típico, no domingo.

Como é tradicional, uma celebração ecumênica abre a programação, acompanhada por uma procissão luminosa, a partir das 20h desta quarta-feira, 10, na Praça Nova Pátria, na Colônia Vitória, distrito de Entre Rios. Em caso de chuva, a celebração ecumênica acontecerá no Centro Cultural Mathias Leh.

A partir de quinta-feira, apresentações que retratam tradição e cultura suábias permeiam a Festa da Cevada, com envolvimento de 135 pessoas da FCSB (Fundação Cultural Suábio-Brasileira). Às 20h, o Centro Cultural Mathias Leh recebe a Noite Cultural, promovida pela FCSB, com o tema "Musikantenstadl: Volta ao Mundo".

"Todos os grupos de música e canto, bem como alguns de dança, se apresentarão nesta quinta-feira", destacou a gerente da fundação, Viviane Schüssler. Na sexta-feira, às 16h, uma atração internacional: o coro Carmina Mundi, da Alemanha, se apresenta no Centro Cultural. A FCSB destaca que a entrada é franca em todas as atrações culturais.

E a partir das 19h de sexta-feira, no salão de festas do setor industrial, tem início a primeira noite da Peixada, seguida de Baile Suábio. Depois de apresentações culturais, será servido o tradicional peixe assado no espeto, às 20h. A abertura do Baile Suábio está prevista para as 21h45. A programação se repetirá para a Peixada e o baile de sábado, também a partir das 19h.

No domingo, também no salão de festas do setor industrial, será servido almoço com o tradicional gulasch e strogonoff, oferecido pela Comunidade Luterana da Colônia Cachoeira. Antes e depois, grupos da Fundação Cultural animam o público.